Sem medo de sorrir

 

Medo de dentista é universal. Em qualquer parte do mundo esbarra-se em pessoas com pavor dos instrumentos usados ou do barulho do motor dos aparelhos utilizados para tratar dos dentes. Antigamente, o dentista era até motivo de ameaça para crianças que não se comportavam direito. Ele era sinônimo de dor e sofrimento. Mas os tempos mudaram. Equipamentos sofisticados, laser e ultra-sons estão colaborando para que o atendimento seja cada vez mais indolor. Além disso, a maior consciência em relação aos cuidados com os dentes está fazendo com que os problemas sejam diagnosticados rapidamente e, portanto, apresentem menor gravidade.

            Os adultos, especialmente os pais, devem se policiar para não transferir seus traumas para os filhos. Crianças demonstram medo e até mesmo pavor, sem nunca terem ido ao dentista. Criou-se uma má impressão e essa “fama” atravessa gerações. É uma pena que esse preconceito contra os dentistas ainda exista! Nós não provocamos a dor, pelo contrário, visamos aliviar, controlar e, sobretudo, acabar com o incômodo, além de proporcionar ganho funcional e estético. Com as descobertas e a valorização da profilaxia, os cuidados começaram a ser estimulados ainda na primeira infância. A terapia muitas vezes nem necessita de anestesia, pois consiste em limpeza, polimento coronário e aplicação tópica de flúor. O tratamento odontológico era voltado para a extração, porém, agora, está baseado na prevenção! A Odontologia é uma profissão que tem como objetivo promover a saúde bucal e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

            Nas últimas décadas, a Odontologia viveu um período de grande evolução e desenvolvimento, cujo resultado é o aperfeiçoamento científico e técnico da profissão. Essas transformações modificaram a atuação do cirurgião-dentista, que tem hoje à sua disposição diversas opções de intervenção e alternativas de tratamento. Atualmente, os benefícios que a Odontologia proporciona ao ser humano são inúmeros: desde a prevenção da cárie até a reposição de perdas dentárias, passando pelo tratamento de doenças periodontais (das gengivas) e outras infecções, solução para maloclusão, odontalgias (dores dentais), fraturas dentofaciais e implantes dentários – só para citar alguns exemplos.

            O novo aparato tecnológico é variado. Uma das principais fontes de terror - o barulho do motor da broca – já conta com alternativas bem menos assustadoras. Uma delas é um aparelho de ultra-som com uma ponta de diamante usado para retirar o tecido atingido pela cárie. É mais silencioso que a broca e provoca menos dor. Remover o tártaro tornou-se menos traumático. O que antes era feito com a raspagem do dente agora pode ser realizado com ultra-som. As sondas “explodem” o tártaro. Não dói e não machuca a gengiva. O laser é a grande novidade dos consultórios. Ele vem sendo utilizado para diminuir a sensibilidade dentária de quem tem resseção (retração) gengival. Pode também ser aplicado para clareamento dental, ou no período pós-cirúrgico para acelerar a cicatrização, ou ainda para diminuir o ciclo do herpes labial, dentre outras diversas indicações. A área estética vem conquistando grandes avanços, principalmente nas especialidades de ortodontia e implantodontia. O destaque maior é o emprego dos mini-implantes de titânio como auxiliares para a ancoragem e/ou movimentação dos dentes.

            Mais do que cuidar de um sorriso perfeito, o dentista é responsável pela saúde geral de seus pacientes. Afinal, uma infecção de dente pode se espalhar por todo o organismo, uma maloclusão pode resultar em problemas fonéticos, e uma mastigação errada pode gerar problemas digestivos. Além de restaurar, extrair e implantar dentes, corrigir defeitos da dentição e projetar e colocar pontes e dentaduras, o dentista faz cirurgias faciais que envolvem boca e maxilar. Mas nossa função não se limita a corrigir problemas, também nos cabe orientar as pessoas a preveni-los.

            Além de garantir a reabilitação oral, o tratamento odontológico tem promovido a recuperação da auto-estima, uma vez que o paciente poderá voltar a sorrir sem receio ou vergonha por causa dos problemas dentários. O dentista desempenha uma função importante na recuperação psicológica e na inclusão social do paciente. A pessoa com dentes saudáveis e um sorriso harmônico se sente mais segura, confiante, satisfeita e se insere na vida social com mais disposição. Trazer de volta um sorriso é a maior realização de qualquer dentista! Desejo a você um ano repleto de alegrias! SORRIA TODOS OS DIAS!!! SEM MEDO DE SER FELIZ...

(Artigo publicado no Jornal de Guidoval - Ano 5 - Nº 29 - 30/11/2007)